Hospital Santa Mônica adquire dois aparelhos de raios X de última geração

Com foco em um diagnóstico mais preciso e rápido, assim como em oferecer mais conforto ao seu paciente, o Hospital Santa Mônica não para de investir em modernização e tecnologia hospitalar. A instituição acaba de adquirir dois modernos aparelhos de raios X da marca LOTUS: um fixo e um móvel.

O primeiro, como o nome sugere, é fixo em uma sala onde são realizados exames em pacientes internados que possuem condições de locomoção até o aparelho e também para pacientes eletivos – com procedimentos médicos não considerados de urgência ou emergência e que são, geralmente, programados.

Já o aparelho móvel é indicado para pacientes internados no hospital (nas UTIs, por exemplo) e que não têm a capacidade de mobilidade até a sala de radiografia. Ou seja, o equipamento vai até o leito, dando mais conforto ao paciente.

"São equipamentos de última geração, que vêm para substituir os antigos, já defasados. São totalmente digitais, permitem melhor manipulação das imagens, usam menor dose de radiação, oferecem maior segurança nos exames dos pacientes e maior qualidade", ressaltou Dr. Daniel Araújo, médico radiologista do Hospital Santa Mônica e responsável pelos equipamentos.

Além disso, o engenheiro clínico o Hospital Santa Mônica Raphaell Coelho, explica que uma grande evolução dos novos aparelhos está na qualidade da imagem, "extremamente superior em comparação aos equipamentos antigos".

Outra vantagem é que tudo é 100% digital. Ou seja, no momento do exame de raios X, o médico recebe instantaneamente as imagens em seu computador, tendo a oportunidade de avaliar se as radiografias estão de acordo ou se há a necessidade de refazer o exame na mesma hora.

"Anteriormente, o técnico (em Radiologia) tirava a radiografia e levava a placa até uma outra sala para processar a imagem e, só depois, era enviada ao médico. Era um tempo perdido. Além disso, se o médico falasse ‘preciso de uma outra chapa, essa não ficou boa’, tinha que chamar o paciente de volta ou levar o aparelho novamente até o leito. Basicamente é o mesmo caso das câmeras antigas, analógicas, e os smartphones atuais", afirmou Raphaell.

Os novos aparelhos de raios X estão disponíveis para toda modalidade médica que necessita de exames de imagem por radiografias (ortopedia, cardiologia, traumatologia, pneumologia, etc.). O treinamento com a equipe de Radiologia já foi realizado pelo time de Educação Continuada e os equipamentos já estão em pleno funcionamento no Hospital Santa Mônica.