A importância de beber água

A água é responsável por até 60% de nosso peso corporal. Sangue, músculos, pulmões e cérebro contém bastante água. Portanto, beber bastante água é vital para a nossa saúde.

Entre outras funções, a água: transporta nutrientes e oxigênio através das células; regula a temperatura do corpo; protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes; ajuda nosso metabolismo; e protege e hidrata nossas articulações e células.

Todas as células de nosso corpo necessitam de água. Nosso cérebro, por exemplo, consiste em 90% de água. Então, se não suprimos corretamente a necessidade de água em nosso corpo, nosso cérebro pode não funcionar bem, causando dores de cabeça e enxaqueca.

A falta de água pode causar: cansaço; cãibras musculares; ressecamento da pele; constipação; pressão sanguínea irregular; até problemas mais graves, como o mau funcionamento dos rins.

A água auxilia na liberação das toxinas filtradas pelo rim, através da urina. A escassez de água no organismo pode ser identificada através de alguns sintomas como: mu?cosas secas; pressão baixa; ressecamento de pele; e maior concentração da urina, o que a torna mais escassa e mais escura.

Não existe consenso sobre a quantidade de água diária que precisamos beber todo dia. Mas sabe-se que pacientes com calculose renal, por exemplo, precisam beber mais água para auxiliar na dissolução dos sais presentes em nosso organismo.

Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, é importante também levar em consideração outras fontes de perda de líquido, como a transpiração, e beber sempre água o suficiente para sentir-se saciado.

A recomendação pelo consumo diário de dois litros de água é antiga e, com certeza, você já deve tê-la seguido no seu dia a dia. Além dela, a "regra 8x8", que inclui a ingestão de oito copos de 240 ml de água diariamente, também é usada até hoje para determinar a quantidade ideal da bebida.

Após saber disso tudo, o que está esperando para encher sua garrafinha e tê-la sempre por perto? Hidrate-se sempre. Sua saúde agradece!