Hospital Santa Mônica inicia treinamentos do Programa de Desenvolvimento de Líderes

A equipe de Treinamento e Desenvolvimento (ligado ao setor de Recursos Humanos) do Hospital Santa Mônica deu o pontapé inicial, na última sexta-feira (22), aos treinamentos do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), que possui o objetivo de capacitar e potencializar as habilidades e competências comportamentais dos gestores do hospital – supervisores, gerentes, coordenadores, etc. –, para que eles possam replicar esses valores aos seus respectivos times.

A ideia é que o encontro, sempre no auditório do Santa Mônica, seja semanal, com previsão de término desta "primeira fase" no fim de dezembro. Serão abordados temas como "Habilidades gerenciais", "Motivação e engajamento das equipes", "Como definir reuniões e fazer alinhamento de metas e objetivos com a equipe", "Avaliações de desempenho", "Gestão dos indicadores", "Gestão do tempo" e "Gestão hospitalar", entre outros.

Responsável pela idealização do projeto, Suelen Souto, da equipe de Treinamento e Desenvolvimento (ao lado da enfermeira de Educação Continuada Dariane Flaviano), afirmou que ele foi criado em novembro do ano passado e começou a ser colocado em prática em março deste ano. Em julho, entre os dias 12 e 16, aconteceu o ponto de partida: a 1ª Jornada da Liderança do Hospital Santa Mônica.

"À medida que fui identificando as necessidades do hospital, vi uma grande oportunidade de trazer um programa de desenvolvimento de pessoas, com objetivo de capacitar, de qualificar, de revitalizar e potencializar as habilidades e competências que os nossos líderes já possuem. Então, o PDL que tem início agora é uma continuidade da Jornada da Liderança", explicou Suelen.

Ainda de acordo com Suelen, o principal foco é buscar, cada vez mais, um atendimento acolhedor para todo o hospital. Assim, com o treinamento, os gestores podem multiplicar esse aprendizado para as equipes.

"Independentemente do nível hierárquico, temos que ter essa visão. Tanto os líderes como os liderados. A nossa visão é a de que o líder pode contribuir de forma influente para que a sua equipe tenha também essa visão sistêmica. Os resultados que esperamos: equipes acolhedoras, em todos os níveis hierárquicos; redução da rotatividade de funcionários; e melhorar ainda mais a imagem do hospital para a sociedade. Vamos andar juntos, de braços dados, com o objetivo de alcançar os melhores resultados para a instituição".

Segundo a enfermeira de Educação Continuada, Dariane Flaviano, na área assistencial, o enfermeiro é visto como o líder, justamente por fazer a gestão de quem lida diretamente com os pacientes – os técnicos em Enfermagem. Por isso, também é muito importante a capacitação em habilidades comportamentais para estes profissionais.

"Tem aqueles treinamentos obrigatórios, que são aqueles em que a Vigilância vem, fiscaliza e solicita que sejam realizados de seis em seis meses. Mas, paralelamente, há outros tipos de treinamento que só quem vai saber se a equipe precisa ser capacitada é o enfermeiro. Então, ele precisa ter essa visão de liderança, de identificar 'minha equipe é boa nessa parte, mas naquela podemos melhorar'. O PDL é um treinamento comportamental. O técnico sempre terá um protocolo para direcioná-lo. Mas, se você está executando com qualidade ou não, aí é o seu comportamento. É o comportamento do colaborador que vai contar e muito. Justamente isso que precisamos motivar muito", disse.

Iniciando os trabalhos

A abertura do PDL contou com a participação da Diretora de Operações e Relacionamento de Mercado, Tania Borges, e com a presença do Diretor de Planejamento e Diretor de Qualidade e Segurança do Paciente, Yure Xavier.

"Desenvolvimento é muito mais abrangente do que treinamento. Queremos que vocês abracem a Gestão de Pessoas, com todo mundo na mesma toada. Usufruam. Façam proveito. Pensem como um presente da empresa, que tem a expectativa de alta performance, a vocês. O conhecimento é seu e você pode usar onde quiser. Carreguem isso com vocês. Aproveitem!", salientou Tania.

Logo após, Suelen e a Coordenadora de Recursos Humanos, Kamilla Duarte, iniciaram a apresentação do programa aos gestores, explicando como funcionará e quais os resultados que a Diretoria do Santa Mônica espera.

"O PDL é a continuação da Jornada da Liderança, que tivemos a primeira edição este ano. O programa terá encontros semanais e é um pedido direto do comando do hospital, que deseja verdadeiros líderes. Aqui, vamos lançar desafios para os gestores aplicarem no decorrer da semana e, depois, vamos debater sobre eles. A equipe de Treinamento e Desenvolvimento está estudando diariamente para trazer os melhores conteúdos possíveis, explicar tudo da melhor forma, para trabalharmos juntos os temas", reforçou Kamilla.

Ao fim da apresentação, foi realizada a dinâmica "Colcha de Retalhos", que pode ser observada nas fotos abaixo:

]